Amazônia Legal

Sikera Jr perde 39 anunciantes após 11 dias de campanha contra fala preconceituosa

A campanha #DesmonetizaSikera foi organizada pelo movimento Sleeping Giants Brasil e ainda está em andamento, após fala homofóbica do apresentador.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

quarta-feira, 07/07/2021 - 21:05 • Atualizado 09/07/2021 - 04:57
Sikera Jr perde 39 anunciantes após 11 dias de campanha contra fala preconceituosa
Campanha #DesmonetizaSikera - Foto: Twitter

O apresentador amazonense Sikera Jr perdeu 39 anunciantes do programa Alerta Nacional, até esta quinta-feira (8). A 39ª empresa é a Key Pay que retirou o patrocínio no começo da tarde de quinta, mas, 18 anunciantes ainda permanecem com o apresentador.

O abandono das empresas do programa da Rede TV!  produzido em Manaus e exibido em todo o país é por causa da campanha #DesmonetizaSikera realizada no Twitter pela Sleeping Giants Brasil, que se auto-intitula “um movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das Fake News”.

O estopim desta campanha foi a exibição no programa de Sikera, na sexta-feira (25), do comercial da Burger King que está abaixo:

O discurso homofóbico

Após o comercial, Sikera Jr começou um discurso homofóbico, no qual reproduzimos abaixo:

“Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas, vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento. Isso não é conversa para criança.”

Em seguida, ainda disse:

“Vocês não tem filhos, não procriam, não reproduzem. Eu cheguei a seguinte conclusão: vocês precisam de tratamento. Que tara é essa de pegar as crianças do Brasil? Se você quer dar esse rabo, dê, mas, não leve as crianças. Isso é pedofilia e abuso infantil. Preconceito existe e isso nunca vai ser normal para um homem de bem, um homem de família”.

No dia 28 de junho, a Sleeping Giants Brasil começou a campanha lançando um vídeo em repúdio a Sikera:

As 38 empresas que cancelaram o CNPJ de Sikera

A Sleeping Giants Brasil divulgou na quarta-feira (7) as 38 empresas que deixaram de anunciar no programa Alerta Nacional, de Sikera Jr, após dez dias de campanha. Os nomes delas estão abaixo nas fotos divulgadas na página do Twitter do grupo:

Sikera Jr e as empresas que cancelaram patrocínio – Foto: Twitter

Sikera Jr e empresas que cancelaram patrocínio – Foto: Twitter

Sikera Jr e empresas que cancelaram patrocínio – Foto: Twitter

Só duas propagandas

No programa Alerta Nacional de quarta-feira (7) o Sleeping Giants Brasil verificou que apenas dois anúncios públicos foram exibidos no intervalo e quatro privados dentro do programa. Muito pouco, comparando com o período antes da campanha #DesmonetizaSikera começar.

Com isto, o faturamento de Sikera Jr com a participação em cada merchandising deve minguar, mas, o apresentador ainda tem garantido os R$ 500 mil mensais de salário, pelo menos, por enquanto.

Tweet do Sleeping Giants Brasil – Foto: Twitter

Perfil de Sikera Jr no Instagram desativado

O perfil de Sikera Jr no Instagram, com mais de 6 milhões de seguidores. foi desativado na manhã de quarta-feira (7). Ainda não se sabe se a desativação foi feita pelo próprio apresentador ou pela plataforma.

A campanha da Sleeping Giants Brasil continua. Um dos anunciantes de Sikera, a empresa Natu Top preferiu excluir a conta no Instagram, mas, os internautas que participam do movimento contra o apresentador já estão enviando mensagens para o whatsapp da empresa.

Outro anunciante, o GFC, excluiu no Instagram os comentários de todos os consumidores que alertavam a empresa sobre o patrocínio de LGBTfobia, mas, a empresa também está vendo o whatsapp dela receber os comentários das pessoas interessadas em combater este tipo de preconceito.

Jornalista da Rede TV pede demissão

A jornalista Nathalia Arcuri cancelou seu contrato com a RedeTV! após cobrar uma posição da emissora a respeito do escândalo envolvendo Sikêra Jr.

Insatisfeita com a omissão da emissora de TV, ela preferiu descontinuar o Me Poupe! Show e disse por nota: “em tudo que eu faço e em todos os projetos da minha empresa, os princípios e valores são inegociáveis”.

A apresentadora tinha horário fixo na grade semanal da RedeTV!, mas, pagava pelo espaço, e todos os lucros que obtinha com patrocínios e anunciantes ficavam exclusivamente com ela.

Os comentários de cunho homofóbicos não foram os únicos responsáveis pela decisão da educadora financeira. Nessa semana, o apresentador fez piadas machistas e sexistas em seu telejornal, e isso, para a apresentadora, foi a gota d’água que transbordou o copo.

Tweet do Sleeping Giants Brasil sobre Nathalia Arcuri – Foto: Twitter

Leia mais sobre: , , , ,