Amazônia Legal

Sikêra Jr. perde 6 anunciantes em apenas um dia e já são 56 empresas que abandonaram o apresentador

Seis anunciantes abandonaram Sikêra Jr. somente nesta quarta-feira (14). O apresentador é alvo de uma campanha de desmonetização por causa de fala homofóbica.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

quarta-feira, 14/07/2021 - 17:44 • Atualizado 15/07/2021 - 19:19
Sikêra Jr. perde 6 anunciantes em apenas um dia e já são 56 empresas que abandonaram o apresentador
Sikêra Jr. - Foto: Divulgação

Sikêra Jr. perdeu 6 anunciantes somente nesta quarta-feira (14). O apresentador é alvo da campanha #DesmonetizaSikera, realizada pelo grupo Sleeping Giants Brasil desde 28 de junho. A campanha começou 3 dias após fala homofóbica de Sikêra no programa Alerta Nacional, expostas no vídeo abaixo:

A debandada empresarial

As empresas que deixaram de patrocinar Sikêra Jr. nesta quarta-feira (14) são as seguintes:

  • SmartFit
  • Deezer
  • Latam
  • Rico
  • Literatus
  • Neon

Entre segunda-feira (12) e terça-feira (13), outras 4 grandes empresas também deixaram de anunciar com o apresentador, são elas:

  • Natura
  • Globo Play
  • Itaú
  • Petrobrás

Em apenas três dias (12,13 e 14), Sikêra Jr. perdeu 10 patrocinadores, sendo que a Globo acionou o You Tube para a retirada de todos os vídeos da Globo Play dos canais do apresentador e do Alerta Nacional.

Tweet da Globo Play – Foto: Twitter

Total de anunciantes que abandonou Sikêra Jr.

Até quarta-feira (14), um total de 56 anunciantes deixou de patrocinar Sikêra Jr. no maior revés já visto no mundo televisivo brasileiro. O cancelamento do apresentador não está restrito apenas às duas emissoras que exibem seu programa, a Rede TV! e a TV A Crítica de Manaus. O Instagram de Sikêra foi desativado e o canal dele no You Tube também é alvo da campanha antihomofóbica.

Sikêra Jr. se fosse apresentador na Índia, o país da vacina Covaxin, aquela da propina do Ministério da Saúde, poderia ser considerado um “Dalit”, ou intocável, na tradução do sânscrito para o português. Alguém que nenhuma empresa com boa imagem quer ter para anunciar seus produtos, mas, existem os patrocinadores mais alinhados com o pensamento de Sikêra Jr. que ainda insistem em manter os anúncios em seu programa. Só que o Sleep Giants Brasil tem divulgado a todos na página que mantém no Twitter.

Ao que tudo indica, os poucos anunciantes que ainda mantém vínculo comercial com Sikêra Jr. dificilmente vão conseguir resistir à pressão de milhares de internautas conscientizando as empresas que não é um bom negócio anunciar com alguém que exala preconceito e ofensa nas palavras que diz. Falta pouco para o CNPJ do apresentador ser cancelado. Uma estranha lição para quem estava acostumado a ser irônico com os mortos, chamando-os de CPF cancelado.

Tweet da Sleeping Giants Brasil – Foto: Twitter