Amazônia Legal

Centésima empresa cancela o CNPJ de Sikêra Jr. 40 dias após fala homofóbica

Sikêra Jr. é alvo de uma campanha de desmonetização conduzida pelo Sleeping Giants Brasil, movimento digital de combate ao discurso de ódio e fake news.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

segunda-feira, 02/08/2021 - 16:22 • Atualizado 04/08/2021 - 13:23
Centésima empresa cancela o CNPJ de Sikêra Jr. 40 dias após fala homofóbica
Apresentador Sikêra Jr. - Foto: Junio Matos

Após 40 dias da campanha #DesmonetizaSikêra promovida pelo grupo Sleeping Giants Brasil, a centésima empresa anunciou o cancelamento do contrato publicitário de propaganda com Sikêra Jr.

A empresa é a Tic-Tac Brasil, que emitiu o seguinte comunicado:

Os 100 anunciantes que cancelaram o CNPJ de Sikêra

Nesta segunda-feira (2), a página que o Sleeping Giants Brasil mantém no Twitter divulgou a lista completa das empresas que deixaram de anunciar com o apresentador após a fala homofóbica de 25 de junho no programa que apresenta. Confira a lista abaixo:

Tweet SGB 100 empresas – Foto: Reprodução Twitter

Tweet SGB das 100 empresas – Foto: Reprodução Twitter

Relembrando o caso

Em 25 de junho, no intervalo publicitário do programa Alerta Nacional da Rede TV!, foi exibido um comercial do Burger King, onde crianças falam com naturalidade e sem preconceito sobre os parentes Gays. Na volta do intervalo, Sikêra Jr. atacou o teor do comercial, chamando o público LGBTQ+ de “raça desgraçada” entre outras palavras mais preconceituosas ainda, como pode ser conferido no vídeo abaixo:

TV premia o preconceito de Sikêra

O programa Alerta Nacional é produzido em Manaus pela TV A Crítica e exibido em todo o Brasil pela Rede TV!. Apesar da maior campanha já feita até hoje de cancelamento comercial de um apresentador, a TV A Crítica decidiu premiar a homofobia de Sikêra Jr. com o anúncio de que ele irá apresentar mais uma atração na emissora, desta vez aos domingos, no estilo Gugu Liberato. Uma ironia, visto que Gugu é suspeito de esconder a própria homossexualidade para não provocar polêmicas e nem ser alvo de línguas maldosas como a de Sikêra.

A Rede TV! ainda não se manifestou se irá também exibir o futuro dominical de Sikêra à la Gugu. Resta saber também quem terá coragem de anunciar em tal programa, visto que a campanha de cancelamento monetário de Sikêra está em pleno vapor.

Sleeping Giants Brasil

O Sleeping Giants Brasil é um movimento digital criado nos Estados Unidos e trazido para nosso país para mobilizar consumidores contra discursos de ódio, fake news e ataques à democracia. O movimento mantém uma página no Twitter onde mobiliza o público à conscientizar empresas à deixar de anunciar com canais e pessoas que mantém postura preconceituosa ou propagadora de mentiras. Coincidentemente, a maioria dos alvos no Brasil pertence à corrente política bolsonarista de extrema-direita.

Desde que começou a atuar em nosso país, o Sleeping Giants Brasil já desmonetizou mais de R$ 17 milhões em 31 campanhas com 990 empresas. A maior de todas as iniciativas é a que está cancelando o CNPJ de Sikêra Jr.