Covid-19

Vacina Pfizer para pessoas acima de 50 anos, com comorbidades e sem agendamento, só hoje!

A Prefeitura de Porto Velho vacinará por demanda espontânea apenas nesta quinta-feira (20)

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

quinta-feira, 20/05/2021 - 07:00 • Atualizado 18:29
Vacina Pfizer para pessoas acima de 50 anos, com comorbidades e sem agendamento, só hoje!
Vacina Pfizer - Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A Prefeitura do Município de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA abre, apenas nesta quinta-feira (20), a vacinação por demanda espontânea para pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes) acima de 50 anos, das 9h às 16h, no Campus I da Faculdade Uniron, na Avenida Mamoré. O termo, demanda espontânea, refere-se à vacinação de pessoas que não conseguiram cadastrar-se no SASI, aplicativo utilizado para cadastro e agendamento de interessados na imunização.

A vacina a ser administrada neste grupo é a do Laboratório Pfizer/Biontech, com 95% de eficácia na imunização, inclusive contra variantes do vírus Sars-Cov-2. Conforme dados da Superintendência Municipal de Comunicação – SMC, as doses do imunizante Pfizer chegaram ao Estado de Rondônia mas ficaram apenas na cidade de Porto Velho, por conta das características de armazenamento da vacina.

Com a chegada de mais doses do imunizante, a SEMUSA afirma que irá convocar novas faixas etárias, a partir de 45 anos, também com comorbidades. O cadastramento e o agendamento serão feitos através do aplicativo SASI.

São definidas como comorbidades, as doenças relacionadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, do Governo Federal , página 27. Vide aqui. A comprovação da doença pré-existente é obrigatória e deverá ser realizada no ato da vacinação. Serão aceitos como comprovação de doença pré-existente: exames, receitas, relatório ou laudo médico, prescrição médica emitidos entre 2019 e 2021. Além disso, o cartão do BPC, hiperdia, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência também servem como comprovantes, entre outros.