Covid-19

CONFIRMADO: Porto Velho retomou vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades

Na segunda-feira (31) o site Rondoniaja.com havia anunciado que a Prefeitura retomou a vacinação, no entanto nenhum anúncio oficial foi feito no dia. A vacinação na capital é no Campus da Uniron.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

segunda-feira, 31/05/2021 - 22:32 • Atualizado 22:38
CONFIRMADO: Porto Velho retomou vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades
Vacinação no Campus I da Uniron - Foto: Marcelo Winter

A Prefeitura de Porto Velho retomou a vacinação de grávidas e puérperas sem doenças pré-existentes. O atendimento atende expedição de norma técnica do Ministério da Saúde.

De acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para o atendimento é preciso fazer o cadastramento no aplicativo SASI e aguardar a mensagem de agendamento enviada via e-mail ou aplicativo. O atendimento acontece no campus Mamoré da Faculdade Uniron, bairro Lagoinha, das 9h às 16h.

Além do cadastramento no aplicativo, as gestantes e puérperas sem comorbidades também precisam apresentar prescrição médica do uso da vacina no local da vacinação.

Essa exigência também foi pedida na segunda-feira (31) e segue também para as gestantes e puérperas com comorbidades, cuja vacinação continua, mas é também preciso comprovar a condição de risco por meio de laudo, declaração ou prescrição médica. Grávidas também devem apresentar a caderneta da gestante. As puérperas devem apresentar a certidão ou declaração de nascimento da criança.

Esse público continuará sendo atendido com a vacina da Pfizer/BioNTech conforme orientação pelo MS.

No local, também continua a vacinação para quem comorbidade e idade acima de 40 anos, além de portadores de síndrome de Down e de deficiências permanentes cadastradas no BPC.