Covid-19

Deputado estadual Eyder Brasil respira mecanicamente em internação por Covid-19

O deputado estadual Eyder Brasil (PSL) postou na quinta-feira (03) nas redes sociais imagens dele internado em respiração mecânica por causa de Covid-19.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

sexta-feira, 04/06/2021 - 13:04 • Atualizado 07/06/2021 - 06:19
Deputado estadual Eyder Brasil respira mecanicamente em internação por Covid-19
Deputado Eyder Brasil e Jair Bolsonaro - Foto: Redes sociais

O deputado estadual Eyder Brasil (PSL-RO). de 41 anos, está internado por Covid-19 e respira mecanicamente devido à gravidade da doença. O parlamentar está no Prontocordis, em porto Velho e, segundo o prontuário médico, responde bem ao uso de Ventilação Não Invasiva (VNI), apesar do comprometimento de 40% do pulmão. O tratamento, além do ventilador mecânico, inclui medicamentos e fisioterapia.

Na noite de quinta-feira (03) o deputado divulgou, no perfil pessoal de uma rede social, imagens dele respirando mecanicamente e fazendo uma afirmação de fé e um pedido velado por orações.

Atuação parlamentar

Eyder Brasil é sargento do Exército e está no primeiro mandato como parlamentar, eleito pela onda bolsonarista em 2018.

Esta é a segunda vez que o deputado contrai Covid-19, a primeira foi em maio do ano passado.

O militar deputado tem uma postura negacionista da ciência na Assembléia Legislativa de Rondônia. É defensor do tratamento precoce, considerado sem eficácia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No plenário da Casa de Leis, fez forte pressão para a volta das aulas presenciais no ensino público estadual.

Eyder Brasil também é o autor do projeto, aprovado por unanimidade, que permite aos deputados estaduais terem acesso total à qualquer estabelecimento público, incluindo hospitais, escolas e repartições, com poder similar ao de polícia. O exemplo prático do que pode acontecer através deste projeto está em ocasiões que deputados de outros estados invadiram hospitais seguindo um pedido de Jair Bolsonaro, feito em junho do ano passado, no auge do negacionismo da Covid-19 no Brasil.

O deputado participou, no dia 06 de abril deste ano, da inauguração da Ponte do Abunã sobre o Rio Madeira. Na ocasião, tirou foto sem máscara ao lado do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Por causa da aglomeração provocada pelo evento, os Ministério Público Federal e Estadual do Acre entraram com representação contra Bolsonaro na Procuradoria Geral da República.

Deputado Eyder Brasil e Jair Bolsonaro – Foto: Redes sociais