Covid-19

Rondônia recebe nesta terça-feira (27) mais de 40 mil doses de vacina contra Covid-19

As doses, recebidas na tarde desta terça-feira (27) ainda serão distribuídas aos municípios no decorrer da semana.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

terça-feira, 27/07/2021 - 14:46
Rondônia recebe nesta terça-feira (27) mais de 40 mil doses de vacina contra Covid-19
Vacinas contra Covid-19 - Foto: Divulgação

O Governo de Rondônia, através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) recebe nesta terça-feira (27), do Ministério da Saúde (MS), mais 40.500 doses de vacina contra Covid-19. As doses ficarão temporariamente disponíveis na Rede Estadual de Frios, em Porto Velho e serão posteriormente distribuídas aos municípios do estado.

Do total recebido,  7.500 doses são vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, 600 doses da Coronavac/Butantan (monodose) e 32.400 doses da Coronavac/Butantan, para imunizar a população do estado prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Com as doses recebidas nesta terça-feira (27), Rondônia contabilizará um montante de 1.143.788 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas do governo federal.

Quantidade só aumentou após ação do MPF e decisão da Justiça

No final de junho, uma decisão da Justiça Federal determinou ao Ministério da Saúde o envio de mais vacinas contra Covid-19 para Rondônia. A decisão foi tomada através de uma ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF-RO), após receber um relatório da Controladoria Geral da União (CGU-RO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) mostrando que Rondônia era o segundo estado que menos recebia vacina.

Desde esta decisão da Justiça Federal, o Ministério da Saúde aumentou consideravelmente a quantidade de doses de vacinas enviadas ao estado.

Leia mais sobre: , , , ,