Cultura

Acervo da EFMM volta a ficar completo com a entrega de veículos no Dia do Ferroviário

A litorina era usada para o transporte do pagamento dos trabalhadores, diretores, médicos. Hoje é um patrimônio do acervo da EFMM

Por Marcos Gomes - Rondônia Já

sexta-feira, 30/04/2021 - 20:29
Acervo da EFMM volta a ficar completo com a entrega de veículos no Dia do Ferroviário

No dia em que se comemora a profissão do ferroviário, foi realizada uma cerimônia nesta sexta-feira (30) na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho, quando foram entregues os veículos litorina e kalamazu, que integram o acervo histórico da EFMM.

A litorina é um pequeno vagão ferroviário e o kalamazu é um veículo de quatro lugares, que foi utilizado na inspeção de linhas.

A restauração foi realizada com apoio do grupo empresarial Rovema.

Segundo o vereador e historiador Alex Palitot, que participou do evento, a litorina era usada para o transporte do pagamento dos trabalhadores, diretores, médicos, e a kalamazu para a inspeção da linha.

Focando no turismo e reforço à economia desde 2017 a Prefeitura do município tem parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), Ministério Público de Rondônia (MP/RO), Justiça Federal de Rondônia, Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

O investimento na revitalização de todo o complexo da EFMM como parte da compensação ambiental do Consórcio Santo Antônio Energia é de cerca de R$ 23 milhões.

Com informações da Prefeitura de Porto Velho