Cultura

LUTO JOSÉ BISPO – Morre um dos pioneiros da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

No Dia do Ferroviário morre um dos pioneiros de Rondônia, seu José Bispo, figura emblemática da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Por Marcos Gomes - Rondônia Já

sexta-feira, 30/04/2021 - 21:03
LUTO JOSÉ BISPO – Morre um dos pioneiros da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Morreu aos 86 anos nesta sexta-feira (30), Dia do Ferroviário, um dos pioneiros de Rondônia, seu José Bispo, figura emblemática e um patrimônio humano da história de Porto Velho, era presidente da Associação dos ex-ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e um dos mais saudados defensores do complexo histórico.

O ferroviário começou a trabalhar na Estrada de Ferro Madeira Mamoré aos 17 anos e ocupou várias funções.
Após a aposentadoria, encarou o desafio de tomar a frente da defesa do patrimônio e dos trabalhadores da ferrovia, que já estava desativada.

No periodo da grande cheia do rio Madeira em 2014 esteve ao lado dos ferroviários para a retirada das peças históricas do museu que ainda se encontravam nos galpões do complexo, onde travou uma batalha para salvar o acervo. Sempre lutou pela reativação da velha maria fumaça.

Ele morreu após ser infectado pela Covid-19 enquanto também lutava contra um câncer na garganta. A sua esposa faleceu há cerca de 30 dias, também com o novo coronavírus.

Prefeitura de Porto Velho, Ministério Público Federal do Estado de Rondônia, Fecomércio, entidades e instituições de cultura emitiram notas de pesar e lamentaram a morte do Ferroviário José Bispo.

Leia mais sobre: , , , ,