Meio Ambiente

Polícia Federal apreende 2 mil metros cúbicos de madeira em RO

Além da madeira ilegal apreendida, a Polícia Federal também apreendeu pás carregadeiras, caminhões e motores em 03 municípios do interior de Rondônia.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

terça-feira, 27/04/2021 - 18:25
Polícia Federal apreende 2 mil metros cúbicos de madeira em RO
Madeira apreendida - Foto: Ascom PF/RO

A Polícia Federal e o Ibama apreenderam na manhã desta terça-feira (27) cerca de 2.000 metros cúbicos de madeira ilegal. durante a operação FLORESTA S/A criada para combater crimes ambientais cometidos por madeireiras irregulares de Rondônia.

As investigações começaram em Agosto do ano passado, após uma fiscalização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental do Estado de Rondônia em conjunto com a Polícia Militar Ambiental. Na época, os fiscais viram que a quantidade de madeira nos pátios das empresas não era igual ao registrado no Sistema DOF, documento de origem florestal, entre outras irregularidades.

Durante a investigação, a Polícia Federal identificou várias fraudes no comércio virtual de créditos de madeira. Segundo a PF, as empresas lançavam no sistema madeiras extraídas de áreas de proteção ambiental, como se fossem de áreas legais. Nos pátios de algumas madeireiras foram encontradas toras de castanheira, espécie que tem extração e venda proibidas por lei.

Operação Floresta S/A – Foto: Ascom PF/RO

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Alto Paraíso, Buritis e Ariquemes. Entre as apreensões, além dos dois mil metros cúbicos de toras, também estão 03 pás carregadeiras, dois caminhões e dois motores removidos por causa de flagrante de madeiras protegidas por lei nos pátios de duas madeireiras. Dois flagrantes por posse ilegal de arma de fogo também foram feitos durante a operação.

Os suspeitos vão responder pelos crimes de desmatamento em terras públicas, dificultar a fiscalização ambiental e falsidade ideológica, cujas penas somadas podem chegar a 15 anos de prisão.

Fonte: Ascom PF/RO