Meio Ambiente

Milhares de peixes atravessam estrada em Rondônia

Cardume foi filmado por populares atravessando uma estrada nas imediações do lago da Usina de Samuel em Candeias do Jamari(RO).

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

quinta-feira, 29/04/2021 - 17:02
Milhares de peixes atravessam estrada em Rondônia
Cardume atravessando estrada em RO - Fonte: Redes Sociais

Milhares de peixes foram filmados atravessando uma  estrada num sítio no município de Candeias do Jamari(RO) próximo ao lago da Usina Hidrelétrica de Samuel, distante quase 50 quilômetros de Porto Velho. O registro foi feito na tarde de domingo(23) por pessoas que estavam visitando o local para tomar banho.

As imagens que estão circulando nas redes sociais mostram a migração de um enorme cardume de Jaraquis que estava atravessando dois braços distintos do Rio Jamari, através de um igapó, como é conhecido na Região Norte os corredores de água provocados por alagações.

Segundo uma testemunha do fenômeno, que preferiu manter o anonimato, a migração dos peixes foi provocada pela abertura da comporta da UHE Samuel. O lago da usina encheu com muita rapidez e criou uma correnteza por onde a água escoou até um outro ponto do Rio Jamari.

Em um determinado momento os peixes saltaram na estrada, para alegria de quem estava por perto. O Jaraqui é uma espécie conhecida por seu gosto diferenciado, sendo uma das iguarias mais apreciadas na culinária amazônica.

A filmagem viralizou nas redes sociais de Rondônia.

Vejam o vídeo abaixo:

O que diz a ciência

Nossa equipe falou com o biólogo de Porto Velho, Flávio Terassini, que deu a seguinte explicação no vídeo abaixo: