Meio Ambiente

Mais de 400 m³ de madeira ilegal apreendida em Cujubim (RO)

Operação conjunta de Ibama, ICMBio, Força Nacional e Polícia Militar

Por Redação Rondônia Já

quinta-feira, 20/05/2021 - 18:24 • Atualizado 21/05/2021 - 22:42
Mais de 400 m³ de madeira ilegal apreendida em Cujubim (RO)
Madeira ilegal apreendida - Foto: divulgação

Mais de 400 m³ de madeira, de origem ilegal, foi apreendida na última quarta-feira (19) em Cujubim (RO). A ação foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis –Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade –ICMBio, Força Nacional e Polícia Militar do Estado de Rondônia.

De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes realizaram uma vistoria na empresa e encontraram o local sem licença ambiental, serrando madeira sem origem comprovada. Dos produtos que estavam no pátio, pouco mais de 429 m³ eram de madeiras nativas, sendo 409 m³ de madeiras serradas e o restante ainda em toras.

As madeiras, uma caminhonete, dois tratores e os demais equipamentos utilizados no crime foram apreendidos. A empresa foi embargada para que não desse continuidade aos danos ambientais. Mais de R$ 650 mil em multas foram aplicados aos envolvidos e à empresa investigada pelo crime ambiental.

Ainda conforme o registro policial, documentos encontrados no escritório da madeireira apontam que os envolvidos compravam madeira em tora sem documento de origem e pagavam pelo serviço de serraria na empresa. O caso foi registrado como ilícito penal contra o meio ambiente e segue sendo investigado.