Meio Ambiente

Bolsonaro diz, em entrevista, que governo de Joe Biden é “mais de esquerda”

Bolsonaro deu uma entrevista à Rede Fonte de Comunicação, de Goiás, onde criticou e também alisou o atual governo dos EUA

Por Flávia Said/Metrópoles

segunda-feira, 30/08/2021 - 18:16
Bolsonaro diz, em entrevista, que governo de Joe Biden é “mais de esquerda”
Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafael Carvalho

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira (30), que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem “quase uma obsessão pela questão ambiental” e isso atrapalha a relação entre os dois países. O mandatário brasileiro, entretanto, ponderou que a gestão federal está de portas abertas para o diálogo.

“Da minha parte, o Brasil está de portas abertas e pronto para continuar a conversa com o governo americano. Obviamente, o governo Biden é um governo mais de esquerda, é um governo que tem quase uma obsessão pela questão ambiental”, afirmou Bolsonaro em entrevista à Rede Fonte de Comunicação, de Goiás.

“Então, isso atrapalha um pouquinho a gente, porque o Brasil é o país que mais preserva o seu meio ambiente. A gente sofre ataques, o tempo todo, de países europeus. Eles não sabem o que é mata ciliar, porque não têm; aqui tem. Nós temos as mais rígidas legislações que tratam dessa questão”, declarou.

Bolsonaro reforçou, porém, que o Brasil valoriza a interlocução com os Estados Unidos: “Agora, o Brasil está sempre pronto para conversar com outros países. Os Estados Unidos são um país importantíssimo”.

Na visão do mandatário, gestões anteriores não tinham “simpatia” pelos EUA, e o diálogo melhorou a partir do governo de Michel Temer (MDB).

Em debate durante a campanha eleitoral, em 2020, Biden propôs destinar US$ 20 bilhões para o Brasil “parar de destruir” a Amazônia. Na ocasião, o americano afirmou que a floresta amazônica está sendo “destruída, arrancada”. Os US$ 20 bilhões citados por ele seriam levantados junto a outros países.