Notícia

Governo de Rondônia libera e povo aglomera

O Decreto publicado na sexta-feira(23) libera uma série de atividades antes restritas e população aproveita para fazer aglomerações no fim de semana.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

domingo, 25/04/2021 - 23:16
Governo de Rondônia libera e povo aglomera
Aglomeração em bar no centro de Porto Velho/RO

O Governo de Rondônia publicou na sexta-feira(23) o Decreto Estadual 26.038  que libera, entre outras coisas anteriormente restritas, o funcionamento de bares, boates e casas de entretenimento até as 23h. Nossa equipe percorreu as ruas e avenidas da capital no sábado(24) após o período e flagrou locais abertos com aglomeração de pessoas.

Num posto de combustíveis na Avenida Guaporé, zona leste da capital, jovens se aglomeraram sem máscara, demonstrando total despreocupação quanto ao risco de se contaminar com o coronavírus. O flagrante foi registrado por volta das 23h30, meia hora após o horário limite estabelecido pelo Governo.

Em um bar localizado na área central de Porto Velho, dezenas de pessoas muito próximas umas das outras se comportaram como se o Brasil estivesse livre da pandemia que já matou quase 390 mil pessoas no País e mais de 5 mil em Rondônia até o momento. Mais uma vez, quase todos estavam sem máscaras. O flagrante foi registrado as 23h45.

Aglomeração em bar de Porto Velho

Aglomeração em bar de Porto Velho/RO – Foto: Marcelo Winter

No Espaço Alternativo, um tradicional local de aglomeração nos finais de semana, a situação estava um pouco mais controlada, por causa da presença constante de viaturas da PM fazendo a ronda no local, mas, mesmo com o patrulhamento, jovens se aglomeraram improvisando uma rodada de bebidas alcoólicas com som dos veículos estacionados, algo bem diferente da proposta original da obra em ser um espaço familiar. Nossa equipe esteve no local entre meia noite e 0h30 e não presenciou nenhuma viatura parando para orientar o grupo sobre o descumprimento do Decreto.

Rondônia libera e o povo aglomera

Aglomeração no Espaço Alternativo em Porto Velho/RO – Foto: Marcelo Winter

O vai-vem de restrições e liberações em Rondônia

Desde o primeiro caso de Covid-19 em Rondônia, no dia 20 de março do ano passado, 5.048 pessoas morreram por causa da doença até domingo(25). Vários Decretos Estaduais foram publicados desde o começo da pandemia. Um vai-vem de restrições e posteriores liberações.

Em 05 de março deste ano, um grupo pequeno, mas barulhento de empresários, protestou contra medidas restritivas em frente ao Palácio do Governo e o Governador Marcos Rocha foi até eles com rapidez, enfatizando que é amigo do presidente Jair Bolsonaro e que iria tomar providências. Na noite da mesma data, foi publicado um Decreto liberando uma série de atividades antes restritas, isto no pico da pandemia com lotação de leitos da UTI beirando 100 por cento.

No mais recente Decreto, shows, bares, cinemas e eventos afins podem funcionar com lotação restrita a 30% da lotação e sem dança até as 23h para municípios na Fase 1. A liberação foi no mesmo dia que o presidente Jair Bolsonaro ameaçou colocar o exército nas ruas para garantir o direito de ir e vir presente no artigo quinto da Constituição. A fala de Bolsonaro tem como alvo os governos e prefeituras que mantém restrições para evitar o contágio de coronavírus.

Em 15 de abril, o STF decidiu que estados e municípios tem poder para definir regras sobre isolamento social. Lembrando que é o STF e não a presidência da República, o guardião da Constituição Federal.