Notícia

Rondônia inicia neste sábado (1ᵒ) a declaração do rebanho

A Idaron receberá as declarações durante todo o mês de maio

Anielly Laena

sábado, 01/05/2021 - 19:30 • Atualizado 16/05/2021 - 21:21
Rondônia inicia neste sábado (1ᵒ) a declaração do rebanho
Vacinação Aftosa - Fonte: Google

Hoje (01/05) iniciou a primeira etapa da Campanha Declaração Obrigatória de Rebanhos de 2021. A declaração do rebanho é um passo importante para que o gado de Rondônia se firme internacionalmente, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), como área livre de aftosa sem vacinação.

Durante todo o mês de maio, os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), além de equídeos e aves terão que declarar o seu rebanho junto a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron).

A declaração do rebanho pode ser feita, preferencialmente, pela internet, no site da Idaron. Neste caso, a senha será a mesma já utilizada para a emissão da Guia de Trânsito Animal. Se o produtor não tenha acesso ao sistema, o mesmo poderá se cadastrar rapidamente no site.

Declaração do Rebanho

Gado de Rondônia

Além dos formulários para declaração online, a Idarom também disponibilizará o formato impresso nas unidades da agência e nas casas agropecuárias de todo o estado.

Ao preencher o formulário, o produtor deverá enviar por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade é cadastrada (contato das regionais do estado).

“O produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá do atendente, um PDF ou foto da tela validando a declaração”, ressalta Walter Cartaxo, coordenador técnico da Idaron.