Notícia

Dois funcionários da Eletronorte eletrocutados são a causa do apagão em Porto Velho

A informação foi dada pelo presidente do Sindur, sindicato que representa os servidores da Eletronorte.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

domingo, 24/10/2021 - 22:46 • Atualizado 25/10/2021 - 17:47
Dois funcionários da Eletronorte eletrocutados são a causa do apagão em Porto Velho
Subestação Eletronorte Porto Velho - Foto: Divulgação Eletronorte

Um acidente com eletrocutamento de dois funcionários da Eletronorte foi a causa do apagão na tarde de domingo (24).

Esta informação foi veiculada pelo presidente do Sindicato dos Urbanitários de Rondõnia ( Sindur/RO), Nailor Gato.

A mensagem, que não é uma nota oficial, repassada pelo presidente em grupos de WhatsApp diz o seguinte:

“Companheirada, o blackout em Porto Velho foi em decorrência de grave acidente que ocorreu na SE PV, com dois trabalhadores da ELETRONORTE da Equipe de Linhas.

O Elissandro, teve queimaduras, mais de quarenta por cento do corpo e esta entubado.

O Sidmar teve queimaduras, em torno de trinta por cento do corpo.

Estamos acompanhando e prestando todo o apoio aos familiares.

Isso, é uma das consequências do que está ocorrendo no Sistema ELETROBRAS, com redução de quadro de pessoal, para reduzir custos.

Esses trabalhadores trabalham de domingo a domingo.”

O apagão provocou cinco idas e vindas da energia num espaço de aproximadamente duas horas na tarde de domingo. A internet móvel e telefonia também foram afetadas.

Muita gente manifestou indignação nas redes sociais com o apagão.

Mais informações

O site Rondonia Já entrou em contato com um servidor da Eletronorte. A fonte, que preferiu se manter anônima, disse que o acidente foi na subestação da Eletronorte, ao lado da Usina Termelétrica, em Porto Velho, em frente à BR-364, quase na divisa da capital com Candeias do Jamari, município vizinho.

Segundo as informações apuradas, a equipe era formada pelos dois técnicos e uma outra técnica, que não se feriu. O servidor Elissandro está em coma, em estado grave.

De acordo com a fonte, o acidente também afetou a rede de cabos de fibra ótica de telefonia que passa em frente à Sub-Estação, por essa razão, a telefonia também foi afetada na capital.

Nota oficial do Sindur

Na tarde desta segunda-feira (25), o Sindicato dos Urbanitários ( Sindur) publicou a seguinte nota sobre o acidente:

O SINDUR, vem por meio deste, comunicar e lamentar o acidente de trabalho ocorrido no último domingo, dia 24 de outubro de 2021, por volta das 13 horas e 40 minutos na Subestação Porto Velho, durante a manutenção de um transformador, lesionando dois técnicos da referida empresa, que segundo informações prestadas pela Eletronorte local através de nota a população, estão hospitalizados e recebendo apoio e o acompanhamento pela equipe de saúde da Empresa.

Este sindicato, até o momento, não tem informações que possam afirmar o que ocasionou o acidente e provocou o apagão no municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.

Informamos ainda que estamos acompanhando o estado de saúde dos trabalhadores envolvidos no acidente, disponibilizando, se necessário, todo o apoio necessário em caráter médico e psicológico aos familiares dos mesmos, assim como também aguardando o resultado da perícia técnica que deverá, apontar as causas do lamentável acidente corrido.

Nota da Eletronorte

A Eletronorte esclarece que o desligamento de energia na tarde deste domingo (24) em Porto Velho, Rondônia, foi decorrente de um acidente durante a manutenção de um transformador. As equipes já atuaram para o restabelecimento de energia ao longo da tarde e, às 21h24, o sistema foi liberado para normalizar as localidades do centro da capital que ainda estavam sem energia.

Com relação ao acidente; a Eletronorte informa que dois técnicos estão hospitalizados, e a prioridade nesse momento é o pleno apoio e o acompanhamento pela equipe de saúde da Empresa. A Eletronorte já designou equipes para investigar as causas do ocorrido.

Nota da Energisa

A Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia em Rondônia soltou a seguinte nota:

“A Energisa informa que, por volta de 20h28, a Eletronorte restabeleceu a carga suficiente para abastecer os cerca de 5% de clientes de Porto Velho que permaneciam sem energia após o incidente ocorrido na supridora Eletronorte na tarde deste domingo (24).

A empresa lembra que a maior parte dos clientes, cerca de 85%, teve a energia recomposta em cerca de duas horas. A empresa, porém, precisou aguardar as orientações da Eletronorte para retomar o fornecimento integral.

Relembrando: Um problema na supridora Eletronorte, responsável pela entrega de energia para a distribuição em Porto Velho, provocou a falta de energia nos municípios de Porto Velho e Itapuã, iniciada por volta de 13h50 deste domingo (24). 85% dos clientes tiveram a energia restabelecida em cerca de duas horas. No início da noite mais 10% dos clientes foram religados.

A Energisa lembra que o sistema elétrico é dividido entre: geração, transmissão e distribuição. Em Rondônia, a Energisa atua apenas na distribuição. Não houve problema na entrega de energia para o restante do estado.”

O site Rondônia Já aguarda publicação de nota oficial do Sindur.

Privatização

A ex-senadora Fátima Cleide, do Partido dos Trabalhadores (PT) lembrou em seu perfil no Facebook que a Eletronorte passou por processo de privatização. Abaixo está o post:

Post de Fátima Cleide – Foto: Reprodução Facebook