Polícia

PF prende chefe do tráfico de RO em fortaleza subterrânea na Bahia

Quadrilha de tráfico internacional de drogas tinha como sede Ariquemes, no interior de Rondônia. 11 pessoas foram presas pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira(28).

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

quarta-feira, 28/04/2021 - 14:27
PF prende chefe do tráfico de RO em fortaleza subterrânea na Bahia
Operação Criptonita - Foto: Ascom PF/RO

A Polícia Federal cumpriu 10 mandados de prisão preventiva em Ariquemes, Rondônia e 01 em Teixeira de Freitas, na Bahia, onde o chefe de uma quadrilha internacional do tráfico de drogas de RO estava escondido numa fortaleza subterrânea localizada em casa de luxo  com monitoramento de câmeras e provida de cofre, localizada na Bahia.

A Operação Criptonita foi deflagrada na manhã de quarta-feira(28) e também cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em 05 estados: Rondônia, Mato Grosso, Bahia, Espírito Santo e Paraná. A terceira vara da Justiça Federal de Rondônia também bloqueou 8,5 milhões de reais da organização.

As investigações começaram em fevereiro de 2019. A quadrilha agia a partir de Ariquemes, município de Rondônia distante 200 km de Porto Velho. Os suspeitos, de acordo com a Polícia Federal, compravam cocaína na Bolívia e transportavam em automóveis e caminhões com o slogan ‘Criptonita’, de Ariquemes até Espírito Santo, onde também atuava outro núcleo da organização criminosa que adquiria maconha do Paraguai, usando as rodovias do Paraná.

Operação Criptonita – Foto: Ascom PF/RO

Das investigações até o momento da prisão da quadrilha, a Polícia Federal apreendeu, em 04 flagrantes, cerca de uma tonelada de cocaína e maconha nas cidades de Rosário d’Oeste/MT, Vilhena/RO, Cachoeiro do Itapemirim/ES e Mimoso do Sul/ES.

Os presos, após serem ouvidos nas sedes da Polícia Federal, serão encaminhados para presídios estaduais e responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 35 anos de prisão.

Fonte: Ascom PF/RO