Política

Comprometido orçamento do Censo

Com essa decisão não só o governo não fez nenhum movimento de recomposição do orçamento do Censo, como ainda impôs um novo corte

Por Marcos Gomes - Rondônia Já

domingo, 25/04/2021 - 18:44
Comprometido orçamento do Censo

Na sexta-feira (23), após a sanção presidencial da Lei Orçamentária Anual de 2021, o Ministério da Economia confirmou o cancelamento da operação censitária esse ano. Com essa decisão não só o governo não fez nenhum movimento de recomposição do orçamento do Censo, como ainda impôs um novo corte, reduzindo o valor disponível para R$53 milhões.

O sindicato do IBGE relatou em nota que o adiamento do Censo de 2021 era um fato consumado há semanas, em função da grave situação sanitária enfrentada pelo país e do atraso nas etapas preparatórias da operação. Porém, já era estabelecida que a situação orçamentária é grave, pois está sendo prejudicada, desde já, a possibilidade de levar o Censo a campo também em 2022.

Com isso o governo federal destinou um valor ao Censo no orçamento de 2021 que é insuficiente para realizar as atividades preparatórias que seriam necessárias ainda este ano para que se possa fazer uma operação censitária no ano seguinte.

O sindicato em nota clamou um revés nessa decisão do governo federal, reforçando que atualmente todo o foco da sociedade civil organizada brasileira, preocupada com o sistema estatístico nacional, deve ser direcionado a garantir imediatamente um orçamento mínimo, em torno de R$250 milhões, para manutenção do pessoal temporário envolvido nas etapas preparatórias do Censo e para a atualização do cadastro de endereços, entre outras atividades preparatórias.

Leia mais sobre: , , , , ,