Política

Estátua queimando em SP, rondonienses indo às ruas – Saiba como foi o Fora Bolsonaro no país

Rondonienses foram às ruas para protestar contra Jair Bolsonaro. Em São Paulo, uma estátua do bandeirante Borba Gato, conhecido assassino de indígenas, foi queimada.

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

domingo, 25/07/2021 - 00:36 • Atualizado 01:43
Estátua queimando em SP, rondonienses indo às ruas – Saiba como foi o Fora Bolsonaro no país
Estátua do bandeirante Borba Gato sendo incendiada - Foto: Reprodução

Na tarde de sábado (24) aproximadamente uma centena de rondonienses participou do protesto Fora Bolsonaro pela Jatuarana, a principal avenida da zona sul de Porto Velho.

Com um carro de som à frente, uma parte do público caminhando e a outra dentro de carros, a manifestação prosseguiu levando a mensagem de inconformismo com a gestão da pandemia e pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A manifestação Fora Bolsonaro foi realizada em todos os estados do Brasil, incluindo, todas as capitais mais o Distrito Federal, reunindo milhares de pessoas.

Em mais de cem municípios, os manifestantes protestaram a favor da vacina e contra o presidente.

Em Manaus (AM), Macapá (AP) e Rio Banco (AC), os protestos foram realizados à tarde. A região Norte é a que teve a maior votação em Bolsonaro, mas, as denúncias de corrupção na compra de vacinas e a péssima condução do presidente na pandemia estão fazendo Jair perder a popularidade mesmo nos redutos eleitorais mais fiéis ao bolsonarismo.

Fora Bolsonaro 24.07 em Rio Branco – Foto: Ana Paula Xavier

Os estados com maior concentração de participantes foram Rio de Janeiro e São Paulo. Neste último, no bairro Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, os manifestantes atearam fogo na estátua do bandeirante Borba Gato.

O bandeirante Borba Gato (1649-1718) é um conhecido escravizador e assassino de indígenas da época do Brasil Colônia. A estátua em homenagem a ele foi inaugurada em 1963. Para queimar o monumento erigido ao bandeirante, os manifestantes colocaram pilhas de pneus e incendiaram a estátua. Veja o vídeo abaixo.