Saúde

VÍDEO: Novamente pacientes são atendidos no chão do Hospital João Paulo II em RO

É a segunda vez, em menos de um mês, que pacientes são atendidos no chão do Hospital João Paulo II

Por Marcelo Winter - Rondônia Já

quinta-feira, 15/07/2021 - 12:43 • Atualizado 16/07/2021 - 16:12
VÍDEO: Novamente pacientes são atendidos no chão do Hospital João Paulo II em RO
Pacientes no chão do João Paulo II - Foto: Sinderon

Quem procurou atendimento no Pronto Socorro e Hospital João Paulo II, em Porto Velho, nesta quinta-feira (15)  teve que esperar no chão dos corredores da principal unidade pública de emergência de Rondônia.

O vídeo abaixo, feito pelo enfermeiro Jerrimar Soares Montenegro, do sindicato de enfermagem (Sinderon), mostra a situação precária dos profissionais tendo que atender os pacientes em lençóis estendidos no chão do Hospital.

Superlotação

O vídeo foi entregue pelo sindicato ao Ministério Público de Rondônia na manhã desta quinta-feira, logo depois de ser feito.

Segundo Jerrimar, a superlotação, muito acima do esperado, tem como causa a negligência do Secretário de Saúde/RO, Fernando Máximo, que mandou tirar as macas dos corredores, mas, não criou novos leitos e o resultado é o atendimento no chão da unidade.

De acordo com Jerrimar, apesar do número de pacientes por Covid ter diminuído, os bares estão todos abertos em Porto Velho até de madrugada e por causa disto, o número de acidentes de trânsito aumentou, bem como o encaminhamento de pacientes do interior para a capital. A procura pelo Pronto Socorro da unidade de pessoas que tiveram Covid e apresentam sequelas também é outro fator da superlotação do Hospital.

Superlotação anterior

Em 18 de junho deste ano, os enfermeiros do Hospital João Paulo II também estavam atendendo os pacientes no chão dos corredores da unidade. Na ocasião, foi feito um vídeo e o fato foi denunciado pelo site Rondoniaja.com em primeira mão. A partir daí, os outros veículos de imprensa também veícularam a superlotação.

Diante da repercussão, o secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, organizou um mutirão para encaminhar os pacientes para outros hospitais públicos da capital e concedeu uma entrevista na afiliada da TV Globo, para dar publicidade ao mutirão. O vídeo da superlotação do João Paulo no dia 18 de junho está abaixo:

Secretaria de Saúde de RO

O Rondoniaja.com entrou em contato com a gerência de comunicação da Secretaria de Saúde de Rondônia e está esperando a resposta sobre as providências que serão tomadas diante de mais esta superlotação no João Paulo II.